Trata-se de um grupo de tumores que se desenvolvem em diversas regiões da cabeça e da região cervical. Esta é uma área responsável por funções como respiração, fala, deglutição e audição. A especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço é dedicada ao diagnóstico e tratamento dessas condições, que podem afetar:
O diagnóstico precoce e o tratamento conduzido por um especialista aumentam as chances de cura e preservam a qualidade de vida dos pacientes.
Fumar cigarros, charutos, cachimbos, narguilé, cigarros eletrônicos.
Risco para câncer de lábio e pele.
Pó de madeira, níquel, amianto (asbesto).
Especialmente quando associado ao tabagismo.
Principalmente para tumores de orofaringe.
Próteses mal ajustadas, por exemplo.
(para alguns tipos).
O diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço começa com uma avaliação clínica detalhada e exame físico. Exames como endoscopias e imagens ajudam a localizar e dimensionar o tumor, sendo a biópsia o próximo passo para confirmar a malignidade através da análise patológica do tecido.
Confirmado o diagnóstico e o estágio, discutimos as opções de tratamento. A cirurgia é uma modalidade central,que visa a remoção completa do tumor, priorizando a preservação da função e estética do paciente.
Frequentemente, o tratamento exige uma abordagem multidisciplinar, com a colaboração de oncologistas, radioterapeutas e outros profissionais. O Dr. Cristiano Budin coordena essa equipe integrada para assegurar um plano terapêutico completo, focado na cura, reabilitação e qualidade de vida.